Site: www.bombinhas.sc.gov.br
População: 14.312 hab
DDD: 47
Estado: Santa Catarina
Distância de outras cidades: Balneário Camboriú, 36 km, Florianópolis, 74 km, Blumenau, 113 km, Curitiba, 248 km, São Paulo, 644 km, Rio de Janeiro, 1095 km
Emancipado apenas em 1992, o município com a menor população no estado de Santa Catarina, com 14.293 moradores, abriga algumas das praias mais lindas do estado. São 31 delas, que contornam uma península com áreas preservadas de mata nativa e muitas trilhas para trekking. Como a Mariscal, área de restinga de 4 quilômetros de extensão protegida da exploração imobiliária e da poluição. Há também a pequena e isolada Praia da Tainha, com 100 metros de faixa de areia, e a predileta da dos surfistas, Quatro Ilhas. Essas e muitas outras atraem um grande número de visitantes (170 mil na alta temporada, em média, incluindo muitos argentinos), entre elas a mais badalada atualmente, Bombas. Para ter uma boa visão do balneário, vale a pena subir os 200 metros do Morro do Macaco, de onde se avista até Florianópolis, distante 70 quilômetros. Com águas límpidas e uma grande variedade de peixes e outros animais marinhos, Bombinhas é muito procurada por adeptos de mergulho. Principalmente, na região da Ilha do Arvoredo, um dos melhores pontos para a prática dessa atividade no Brasil.
COMO CHEGAR
De Florianópolis, Porto Alegre ou Curitiba, é pela BR-101 que se chega a Bombinhas. A partir dela, a SC- 412 cruza o centrinho de Porto Belo e leva até a cidade (trajeto de 14 km que, na alta temporada, pode durar até inacreditáveis duas horas). Uma alternativa para quem vem do sul é ganhar tempo (e economizar R$ 1,40 de pedágio) pegando a Estrada Geral Santa Luzia, de terra – que, ainda assim, desemboca antes de Porto Belo.
COMO CIRCULAR
Na alta temporada, a cidade exige disposição e paciência: os congestionamentos são tão presentes quanto os nossos vizinhos do Mercosul. Por isso, vale a pena escolher bem o local da hospedagem, para poder largar o carro no hotel e ir à praia a pé (quem também quer ter acesso fácil a comércio e restaurantesdeve escolher entre Bombas e Bombinhas). Para perambular pelas praias do sul, fuja dos horários de pico (entre 9h e 11h e, à tarde, entre 16h e 18h).
Nenhum comentário:
Postar um comentário